05/04/2011

Passando por Castelo de Vide

Castelo de Vide é uma vila portuguesa no distrito de Portalegre, na região do Alentejo, com cerca de 2 mil habitantes. É sede de um município com 264,91 km² de área e 3 407 habitantes (2021), subdividido em 4 freguesias.

Castelo de Vide é conhecida pela sua beleza natural, pelo seu património histórico e cultural, pela sua gastronomia e pelas suas tradições. Entre os seus principais pontos de interesse, destacam-se:

  • O castelo medieval, que domina a vila e oferece uma fantástica vista panorâmica sobre a paisagem envolvente. Foi construído no século XIV pelos Templários e ampliado no século XVII pelos Filipes. 
  • A judiaria, ou o bairro judaico em que nos embrenhamos, que é um dos núcleos urbanos mais antigos e bem preservados de Portugal. Aqui, pode-se visitar a sinagoga, que data do século XV e é um dos poucos exemplos de templos judaicos medievais no país. 
  • A fonte da vila, que é um monumento renascentista do século XVI, situado na praça principal da vila. A fonte tem quatro bicas que jorram água mineral, proveniente de uma nascente termal, toda em mármore, é de facto um monumento que muito apreciei.
  • O parque natural da Serra de São Mamede, que é uma área protegida que abrange parte do território de Castelo de Vide. 

Castelo de Vide é também um destino gastronómico, onde se pode saborear os pratos típicos do Alentejo, como o gaspacho, o ensopado de borrego, as migas com carne de porco, o queijo fresco com mel e as boleimas (tortas de maçã). 







1 comentário:

Albino disse...

E por isso mesmo que amo o nosso pais..imagens lindas por todo o Portugal..nao se precisa de ir muito longe para encontrar verdadeiras riquezas da nossa historia..adoro ver imagens do passado..os castelos sempre me fascinaram..penso que a ti tambem Chico.
Abraco