17/11/2011

A onda da Nazaré

Colocados perante a dimensão de 30 metros da grande onda da Praia Norte da Nazaré, em que McNamara foi o protagonista, levantaram-se algumas dúvidas acerca da real dimensão da onda. Em conversa com o meu amigo Quim Zé e depois, num computador apurámos de uma forma "artesanal", que a dimensão não é assim tão longe dos 30 metros, antes pelo contrário.
Assim temos que a onda é composta de 16 partes equivalentes ao tamanho do surfista, o que, se considerarmos que ele vai um pouco "encolhido" terá pelo menos 1,60 metros, dando assim uma altura superior a 25 metros.
Este é um exercício que apenas pretendeu esclarecer primeiro a mim e ao meu amigo Quim Zé e depois a outros amigos que mostraram estranheza pela dimensão da onda.

4 comentários:

Albino disse...

Mais metro menos um grande espectaculo da natureza...e a Nazare ficou no Mapa...
Abraco

Farelhão disse...

O surfista está a dirigir-se para a cava da onda ( zona de amplitude negativa no movimento ondulatório ) e não para o mar raso. Daqui decorre que a altura é o dobro da amplitude da onda. Se ele estivesse a surfar para a praia, a altura seria apenas igual à amplitude. Tenho dúvidas que ele consiga chegar à amplitude mínima, pelo que julgo ser mais correcto medir uma onda, no caso do surf, em função da amplitude ( da crista à linha de mar) e não da "altura" medida entre a amplitude máxima e a mínima.
Aquele abraço.

Anónimo disse...

Muito Bem respondido pelo Farelhão!
Aquele abraço! Está tudo dito! grande acção de marketing! valeu falarem no País! Abraço ZEX

Elvira Carvalho disse...

Vi na TV. Um abraço e boa semana