19/03/2012

Os velhos

Chegam-nos números alarmantes acerca do número de mortes durante o mês de Fevereiro, (3000 mortes em sete dias) principalmente pessoas com mais de 75 anos. As entidades sanitárias dizem tratar-se de consequência de frio intenso e de estirpe gripal tardia, estando no entanto a estudar outras possíveis causas.
No entanto seria de considerar as mudanças sucessivas a que as pessoas estarão a ser sujeitas, com incidência no estrato etário mais avançado e já pouco preparado para mudanças, o medo que se lhe está a meter diariamente com noticias uma pior do que a outra, levando a maioria a não ter esperança já no dia de amanhã. Sucessivamente vêm as notícias, de que os reformados com rendimentos baixos terão de requerer por outra forma as isenções das taxas moderadoras que aumentaram avassaladoramente, que “um dia” não haverá dinheiro para reformas devido à inversão da pirâmide idosos vs jovens, os “seus” hospitais deixarão de atender urgências, que as mesmas serão deslocadas para centros maiores e a grande distância, colocando desde logo essas pessoas em pânico, uma vez que não têm mobilidade.
Notícia da semana passada dizia que as urgências tiveram menos 58.000 presenças que em igual período (1 mês) do ano anterior, coincidindo esse facto com a entrada em vigor das novas Taxas Moderadoras, e apresenta-se isso como um bom resultado, esquecem-se que desses 58.000, por ventura 40% não tiveram 20 euros para ir a uma urgência e desses 40% se calhar 20% acabaram por não ir ao médico de família, por não terem ninguém que fosse por eles para a fila do centro de saúde às 5 da manhã (em alguns locais),por não terem médico ou simplesmente porque desistiram e ainda, se calhar, desses 20% alguns vieram a morrer por falta de assistência médica ou medicamentosa. Claro que isto é tudo especulativo, mas apetece-me escrever assim.
Mas não é só isso, até a “sua” antiga e velha televisão (analógica) foi mudada, é preciso comprar um aparelho, dizem, mas como é isso? perguntam, uns têm filhos ou netos que lhes resolvem(ram) o problema, outros não, ainda por cima o aparelho (descodificador TDT) tem de ser comprado, mais uma despesa, quer dizer, o Estado liberta o espectro de frequências para as Operadoras de Telecomunicações e outros, ganha milhões com os leilões dessas mesmas frequências e ainda por cima para se ver os mesmos quatro canais, os nossos idosos (a maioria dos afectados) tiveram de comprar um aparelho. Enfim todos ganharam à conta disso, as empresas de telecomunicações, a PT que vende o sinal digital, o governo que leiloou as frequências, as empresas que fabricam e vendem os aparelhos.
Para finalizar, posso dizer que assisti recentemente, numa farmácia, à minha frente, a uma senhora idosa, a perguntar ao farmacêutico, qual o medicamento que deveria levar da receita, porque não tinha dinheiro para tudo, e o farmacêutico, honra lhe seja feita, com toda a paciência, indicou à senhora o que devia levar para já pois eram os medicamentos mais importantes, mas que não deixasse caducar a receita, pois havia mais medicamentos importantes a levantar.
Assim vai este país, como diria a canção.

3 comentários:

jacinto borges disse...

Mais artigo excelente, uma óptima análise, para mim mais uma das coisas boas com que o Francisco nos costuma presentear no seu Blogue.Só os cegos não vêem que todas essas mortes se dão porque se tira tudo àqueles que já têem tão pouco para encher mais os bolsos dos que tudo têem.
Um idoso é vulnerável porque é idoso,deu tudo o que tinha enquanto jovem, desgastou-se, todos iremos lá chegar, eu já o sou, merecíamos mais respeito dos nossos governantes, para terminar digo com convicção que tudo isto é premeditado, morrendo os velhos são menos uns milhares que se pagam ao fim do mês para eles continuarem a fazer crescer as suas barrigas!... Obrigado Francisco gostei muito.
Um abraço.

Anónimo disse...

ola CHICO .muito obrigado .pois este blogue continua a dar-nos um pouco de tudo o que se passa no nosso Portugal com respeito ao Jacinto .estou conpletamente do lado dele.pois esta muito certo e tu continua com os teus idiais porque os caes ladram[e a CARAVANA PASSA].....de nos um grande abraco com saude para ti e para os teus Peniche.....sempre.....

Duarte Fernandes Pinto disse...

Publiquei no meu blog "A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea" imagens aéreas de Peniche ...
Vejam em:

A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal - Peniche

Agradeço divulgação do link e comentários no blog ...