27/10/2012

O Ganso-patola a caminho do Sul (II)

Ontem assisti a uma coisa única, jamais tinha presenciado a passagem migratória de aves aqui na nossa costa de Peniche com esta dimensão, durante todo o dia, mas só comecei a observar a partir das 3 da tarde, foram passando milhares de Alcatrazes pela costa norte desde a baía até ao Cabo Carvoeiro, a partir do qual tomavam rumo ao Sul deixando a linha de costa, pelo menos aqui. Eles vinham do norte já há alguns dias, quando chegavam à baía viravam para o Forte da Luz, contornavam a Papôa e seguiam a linha da costa norte até ao Cabo. Nunca tinha presenciado uma coisa assim com esta dimensão, os Alcatrazes vão voando um pouco dispersos ou em grupos de 10 ou 12, depois outros grupos mais pequenos depois uns aparentemente individuais, impressiona ver o esforço despendido por estes animais vindos do norte da europa a caminho da África do Sul (?), práticamente sem paragens, só as necessárias para uns mergulhos espectaculares para caçarem e comerem. Ainda ao fim do dia continuavam a passar pela Papôa, há quantas horas.

Corri desde a Muralha de Peniche de Cima até ao Cabo Carvoeiro, passando pelo Forte da Luz, Revelim dos Remédios, onde fui tirando umas centenas de fotografias, para aproveitar umas quantas, este é um género de fotografia que requer material especial, que eu não tenho, mas fica o registo, mesmo não sendo um “material” muito bom dá uma ideia.






3 comentários:

Margarete disse...

As fotos estão EXPECTACULARES,
mesmo se não tens material especial
como dizes.
Obrigado Chico de compartilhares.
Um abraço

Margarete

Anónimo disse...

Uma autentica maratona ao longo da costa Chico. Quem corre de gosto nao cansa. Obrigado pelas fotos. Um Grande abraco. Luis

Albino disse...

Sei que estas a pensar em nos fora do nosso pais..
Eu,Luis e Margarete damos muito valor ao teu trabalho e agradecemos.
sei tambem que ha muitos que mesmo que nao comentam e dar a sua opiniao vao ver o teu blog.
Realmente a maratona de que o Luis fala sei que a fazes por gosto.
Um abraco,e obrigado.