19/09/2014

Praia da Gamboa vs Camboa

Respondendo ao repto que li num mail que recebi dum amigo, gostaria também de dar a minha opinião acerca deste tema. Não sendo Licenciado em História, sou porém um estudioso das questões da História e inclusive da História Local, tendo aprendido muito com o meu amigo Dr. Mariano Calado, onde curiosamente chegámos a falar sobre isto, sendo opinião dele que o nome mais correcto era Praia da Camboa.

Ora, tenho também a carta há cerca de sete anos na faixa lateral do meu Blogue onde se pode ver “Baía da Camboa na Villa de Sima" como se pode ver aqui. No entanto consultando dicionários pode ver-se que:
Camboa – Significa “lago à beira mar que enche de peixe à maré cheia ficando seco à baixa-mar”o mesmo que Gamboa.

Gamboa – “Pequeno esteiro que enche com o fluxo da maré e fica seco na vazante” o mesmo que Camboa.

Tanto uma como outra palavra vêm do Brasil.

Mas no dicionário Priberam vêm referências idênticas.

Penso por isso que tanto fica bem dizer de uma maneira como de outra, é esta a minha opinião. De resto Praia da Gamboa ou Camboa é sempre bonita como se mostra na imagem.


5 comentários:

Farelhão disse...

Estou mais inclinado para que a origem de CAMBOA seja celta (Camb) (dic. da Porto Editora ) que significa "arqueado", "curvo". De camboa passou a Gamboa e, neste caso, já cheira a samba.
Para rematar, aqui fica a origem de Camboa na versão popular: "CABOA é esta praia", dizem os de Penixima quando estão fanhosos. E é mesmo muuuuito boa.

FGV disse...

E têm razão, Farilhão.

Carlos Tiago disse...

Obrigado pela tua opinião e aproveito para agradecer também ao Farelhão.Assim gosto e assim entendo as opiniões de cada um. Tal como muitos de nós gosto de perceber o porquê das coisas.

FGV disse...

Eu normalmente e durante toda a vida também disse Gamboa e não deixar de dizer, mas penso que como disse no texto (concordo contigo) houve um desvio da palavra de Cam para Gam, ficando bem dizer de qualquer uma das maneiras.
Quanto a mim.

jacinto borges disse...

Também gosto mais de Gamboa e é raro
penso eu ouvir dizer Camboa, já tinha lido algo penso que na Voz do Mar dizendo que era Camboa, agradeço também ao Farelhão pelas explicações prestadas e ao Francisco por nos pôr a discutir o tema, também digo caboa é esta praia não só para os de Peniche de Cima porque ela é uma linda e excelente praia desta linda cidade de Peniche. Um abraço a todos