03/02/2019

Passando pela Barragem de S. Domingos - na outra margem




 





 





 

 

   


 

  

















4 comentários:

jacinto borges disse...

Fotos bonitas da Quinta do Penteado tiradas pelas mãos hábeis do Francisco Germano.Esta quinta que fica nas margens da barragem de São Domingos pertenceu ao Capitão António de Brito Penteado que chegou a exercer o cargo de Presidente da Câmara do extinto Concelho da Atouguia da Baleia e nela viveu e trabalhou na azenha Jacinto Correia o herói mártir resistente às invasões francesas e que por isso foi fuzilado em Mafra às ordens de Junot na primeira das 3 invasões.

jacinto borges disse...

Só que eu por tudo o que me sido explicado ultimamente acho que estas fotos não serão da Quinta do Penteado mas sim de uma outra quinta que lhe ficaria perto, penso que a do Penteado ficará do lado oposto, mas como não conheço o local não me irei pronunciar mais para não estar a induzir as pessoas em Erro, se estou errado as minhas desculpas, de qualquer modo estas lindas fotos retratam uma quinta que foi o dia a dia e o ganha pão de muita gente, hoje como ponto estratégico a sua localização faz parte do leito de uma barragem para aproveitamento de água para um fim também muito importante o abastecimento de água às populações.

Anónimo disse...

Esta será a Quinta do Fialho, do lado nascente da albufeira de S. Domingos. A Quinta do Penteado fica localizada do lado poente e mais a montante.

Vitor Leal disse...

Penso que as fotos são da Quinta de Santo António, perto da povoação de Coimbrões e junto à albufeira da barragem.