04/12/2019

Palestra " O Planeta, os Oceanos, Mudança de Paradigma e Desafios do Futuro"

Assistimos a uma brilhante palestra dada pelo Capitão da Marinha Mercante, José Mesquita, Presidente da Associação "David Melgueiro".
Foram traçados em termos gerais mas rigorosos o que nos espera se não se mudar a forma de vida que nos trouxe da revolução industrial do século XIX até ao presente. Abordados principalmente os temas dos oceanos, do Ártico e Antártico e muito principalmente da Gronelândia. O plástico não foi excepção e as consequências que trazem para o equilíbrio ecológico. falou-se concretamente e assustadoramente que, numa perspectiva positiva de um aumento de 2º até 2050 as consequências que terão em grande parte do mundo, com a subida do nível do mar, Peniche não é excepção.
A questão do plástico foi abordada numa perspectiva não demagógica pois não podemos actualmente viver sem plástico, mas se o reciclarmos e fizermos a circulação até à reutilização avançaremos mas não com os actuais 20% de reciclagem em relação às metas estabelecidas.
Em resumo foi assustador, mais ou menos todos sabemos dos perigos que as gerações futuras estarão sujeitos, cada um deve fazer o que lhe compete, em termos de reciclagem, vivência, etc, mas os governos deverão impôr medidas urgentes nomeadamente em relação ao consumo de carvão, petróleo, gás e plástico.
A propósito duma notícia que li hoje de que estão a aparecer com frequência Baleias perto de Nova Yorque, deviam ter vindo à palestra, para saberem porque o Atum Rabilho já aparece perto das Berlengas.  
Parabéns ao Capitão José Mesquita e à Universidade Sénior que em boa hora organizou esta palestra.



Sem comentários: