10/02/2020

O Novo Aeroporto do Montijo – Atentado Ambiental

Sinto-me na obrigação de exercer a minha cidadania e dizer em poucas palavras o que penso depois de uma longa reflexão acerca do novo aeroporto (terminal) que a proprietária da ANA quer impingir aos Portugueses. São várias as razões para que não se construa ali o “novo” aeroporto, mas vou abreviá-las:
 - O negócio “Leonino” feito aquando da então privatização da ANA pela empresa VINCI, pelo antigo governo, de que o novo aeroporto a ser suportado por esta, teria de ser Portela +1, Montijo, Alverca ou outro, nunca um Aeroporto de raiz com condições de futuro, como por exemplo Alcochete.
 - O governo presente, dada a urgência e o esgotamento a curto prazo da Portela, avança com a Base do Montijo como solução de recurso, são feitos os exames de impacto ambiental mas ainda falta mais qualquer coisa, e antes que se cometa o crime ambiental que se anuncia convém não esquecer algumas coisas.
 - O santuário de aves migratórias que vêm dos mais diversos pontos da Europa ou da África e que ali têm a sua paragem, alguns em movimento outros para nidificarem, ou seja se Portugal quer estar na linha da frente do combate ambiental, ou se Lisboa quer, é Cidade Verde 2020, não bate certo.
 - Em conversa com pessoal da Força Aérea que trabalhou no Montijo durante mais de 10 anos, foi-me relatado que por vezes (a maioria) para levantar o C-130 tinham de ir os Bombeiros da Base ao fim da pista espantar através de ruido próprio, as aves que levantavam às centenas ou milhares e só depois os aviões levantavam voo. Estão a ver o perigo quando os grandes aviões de passageiros começarem a levantar voo em espaço de minutos.
 - É sabido que devido ao aumento de temperatura, as águas estão a subir e com um aumento médio previsto de, pelo menos 30 cm, com um aumento estimado de 1.5º a 2º de aumento de temperatura média da Terra. Portanto dado que a Base do Montijo fica quase ao nível das águas, sabemos o que espera este “Aeroporto” no futuro. Aliás atente-se neste mapa de previsões de zonas de cheias devido a este fenómeno e lá está a Base do Montijo a ser “apanhada”.
Outras razões há, mas para mim estas já são fundamentais para que se arrepie caminho e o Governo se debruce a sério para um equipamento de futuro como esteve previsto ou não sei até que ponto o Aeroporto de Beja com ligações de alta velocidade a Lisboa e Badajoz não seria de considerar.

FGV
10/02/2020

2 comentários:

jacinto borges disse...

Oportuno e bem visto o teu comentário, porquê um aeroporto numa zona de estuário e onde a maior parte das opiniões são contra, será que não há outras zonas bem perto de Lisboa onde o impacto ambiental é nulo, porque não se aproveita realmente o aeroporto de Beja? Hoje consegue-se chegar a todo o lado com rapidez e com um comboio de alta velocidade rapidamente se chega a Beja, gasta-se menos porque já estão a maior parte das infraestruturas feitas, não há o problema do impacto ambiental e desenvolve-se uma zona do Pais bastante carenciada, nós sabemos que nestas coisas outros valores se levantam, mas os valores que favorecem o País deveriam estar sempre em primeiro lugar. vamos aguardar pelas próximas notícias esperando que prevaleça o bom senso.

Unknown disse...

Plenamente de acordo.
E porque não considerar Monte Real?
Bj e abraço