04/07/2020

Convento de Cristo - Tomar #conventodecristo

O Convento de Tomar é um maravilhoso e formidável monumento com um prestígio e valor incalculável, reconhecido mundialmente como CONVENTO DE CRISTO que pode ser grande impulsionador do desenvolvimento regional e nacional, ao mesmo tempo que elemento agregador da identidade nacional.
Representa um espaço mítico desde a fundação do Castelo templário por Gualdim Pais, permanecendo no imaginário como a Casa dos Cavaleiros Templários. Mítico ainda, porque nos seus Paços viveu e pensou a estratégia das Descobertas o Infante D. Henrique. Foi aqui, também, que o Rei D. Manuel I imprimiu, para o futuro, a sua concepção imperial do mundo, antes de D João III impor a sua visão de recolhimento e clausura. Foi este local que Filipe II de Espanha escolheu para marcar, simbolicamente, a tomada de poder em Portugal, e foi ainda por aqui que passaram algumas das tragédias dos séculos XVIII e XIX, como as Invasões Francesas e a Revolução Liberal.
História tão marcante não impediu, todavia, longos períodos de apagamento, sobretudo até meados do séc. XX, a que se seguiram, mais recentemente, campanhas de obras de reabilitação, restauro e conservação do conjunto arquitectónico e envolvente.


 


 
 
 


 


 
 
 
 

 

 



 
 

Sem comentários: