14/09/2020

A ÉTICA

 A ÉTICA é o domínio da Filosofia que estuda e diferencia o Bem do Mal, o comportamento correcto do incorrecto, então os princípios éticos contêm directrizes que norteiam a formação do homem tendo em vista uma existência dignificante.

Desde muito novo, através da minha formação judaico-cristã primeiro, pois levava à risca os ensinamentos principalmente morais, associados à religião cristã, período que se manteve até à minha adolescência, mas retirei desses ensinamentos alguns dos princípios morais e éticos que me ajudaram na formação humana, tendo transmitido aos meus filhos esses ensinamentos mais tarde, numa altura em que a minha formação humana era enriquecida com outros conhecimentos, sempre no sentido da ÉTICA.

Nunca estudei Filosofia, tirei o Curso de Electromecânico, que não contemplava essa disciplina, no entanto sempre li muito sobre temas filosóficos e não só, tornei-me um autodidata, desculpem-me se isso vos soa a arrogância, numa auto formação, que se vai mantendo até hoje, já no Outono da vida.

Verifico pois ao longo dos anos, que os princípios éticos, são isso mesmo, princípios, tendo ao longo da vida verificado que o esperto sem ética esmaga o que cumpre eticamente o seu papel.

Vejo também, que quem não cumpre eticamente os seus compromissos, acaba por beneficiar tanto materialmente, como até do apoio, carinho, de grandes senhores do poder.

Pergunto:

Vale a pena ensinar as crianças a terem um comportamento ético, mais tarde homens? Ou antes pelo contrário, estamos a retirar armas de defesa pois um indivíduo que pratique cegamente os princípios éticos estará condenado ao fracasso?

Poderão dizer, vale porque ensinamos pessoas a serem puras e decentes e terão um suporte moral de que se devem orgulhar.

Entretanto esses homens e mulheres bons ficarão puros e de bem consigo próprios, mas no mundo real, serão um zero em termos materiais.

O problema é que é preciso pão na mesa para alimentar bocas.

No entanto e para finalizar estas minhas palavras quase sem sentido e já demasiado compridas, devo dizer que antes quero, Mil vezes que eu e os meus filhos respeitem a ética e a deontologia se fôr caso disso, do que o contrário, a bem da nossa saúde.

 

14/09/2020

FGV

 

Sem comentários: