03/07/2021

Nevoeiro

Embrenho-me na pasta opaca e não vislumbro nada, apenas umas sombras disformes e o ruído calmo do mar, o nevoeiro é um dos fenómenos naturais de que os pescadores têm mais respeito, lembro-me de histórias tristes ao longo da vida.

A nossa vida parece estar mergulhada num denso nevoeiro, através do qual não vislumbramos nada de concreto, a pandemia que se instalou e alastrou no mundo veio para ficar, por quanto tempo não sabemos, apenas que as vagas vão e vêm, apesar das vacinas a um ritmo em Portugal de 100.000 por dia, apesar dos cuidados de muitos e dos descuidos de alguns, dou por mim a temer pelo futuro, não meu, mas dos filhos e netos, a actividade económica principal medidor da evolução da sociedade está em ondas sinusoidais a par das ditas “vagas” ora avança ora recua, ninguém pode com precisão dizer o que se vai passar amanhã, apesar do arrasoado oposicionista, ninguém faria melhor, porque não pode. Dou por mim a pensar que este governo a quem saiu a sorte grande, a ele e a nós, tem feito tudo o que é possível fazer num pequeno país, com alguns ladrões que antes levaram comendas e que nos deixaram a todos de tanga como diria o outro.

Estou  preso no nevoeiro e vou pensando, porque só posso pensar, não vejo, que a vida ensinou-me a duvidar de tudo, não dar nada como adquirido, cada vez à maneira que o tempo corre tenho mais dúvidas e incertezas, não existem verdades absolutas, isso é uma treta que nos andaram a impingir, todos os que têm a força da opinião.

O ser humano acabará com ele próprio daqui a uns milhares de anos, não duvido, porventura os vírus, bactérias e coronavírus, os ratos e os insectos (se entretanto o Homem não acabar com todos, principalmente os mais importantes para o equilíbrio ambiental) esses ficarão e passados uns milhões (?) de anos desenvolver-se-á uma nova espécie inteligente, que começará tudo de novo.

Neste momento para os que não acreditam ( e eu tenho amigos que não se querem vacinar) a raça humana luta pela sua sobrevivência perante um vírus que faz mutações constantes e rápidas, é uma luta contra o tempo. Nesta altura já morreram 4.000.000 de seres humanos no mundo com a covid-19.

Vacinem-se e ajudem-se a vós e aos outros.

FGV

03/07/2021

Sem comentários: