21/08/2024

#fotografar

 

Quando os cabazes de peixe eram mandados para o cais, para encher as paletes que iriam ser tansportadas para os compradores, depois de uma noite de trabalho, de manhã cedo assistia-se à descarga da sardinha ou do carapau, os pescadores já cansados tinham (têm ainda) de descarregar e levar aos compradores o seu pescado. Ao ver esta fotografia que tirei há uns anos, lembro-me de quando era miudo, e quando o barco onde andava o meu pai, a Branca de Neve, que vinha carregada de chicharro nesse dia, então eu antes da hora do almoço, ia levar o farnel ao meu pai, porque o peixe era muito e ele não teria de ir a casa almoçar, a descarga era feita com os cabazes na vara, ainda não tinha sido "descoberto" o carro dos 3 cabazes, comia a refeição que eu lhe levava, depois de descarregar as centenas de cabazes de chicharro, e iria descansar no beliche, para que pelas quatro ou cinco da tarde, partirem novamente para mais uma noite de pesca, era (é) assim a vida do pescador, #fotografar é registar momentos, que farão parte de histórias ou da história, farão sempre parte da cultura de um povo. Desculpem eu voltar recorrentemente ao tema dos pescadores e da pesca mas o meu sangue está ligado e esta vida, pena tenho de não ter autorização para de vez em quando poder entrar no local da descarga e registar momentos, que para mim seriam significativos.

Sem comentários: