Retido continuo, e vou tendo tempo para colocar algumas coisas em dia, nomeadamente livros, e filmes. No caso dos filmes destacarei dois dos que tenho visto, “Quando neva na Anatólia” e “Colibri”.
"Quando Neva na
Anatólia"
É um drama turco intenso e comovente dirigido por Ferit Karahan, lançado em 2021. A história passa-se num colégio interno nas montanhas da Anatólia, onde jovens curdos estudam sob um regime extremamente rígido, autoritário e desumano, sob orientação Turca. Não me vou ocupar da história que gira à volta de uma criança que adoece e um amigo tudo faz para que ele seja atendido antes que morra, é daqueles filmes que te dá um murro no estômago com a sua força emocional.
“Colibri”
Baseado no livro de Sandro
Veronesi, um dos grandes nomes da literatura italiana contemporânea. A história
gira em torno de Marco Carrera, um oftalmologista cuja vida é marcada por
perdas, amores impossíveis e memórias fragmentadas. A narrativa é não linear,
saltando entre décadas e pontos-chave da sua vida.
O filme é magistral, na minha óptica de simples apreciador de cinema, com um enorme naipe de actores e retrata como um homem (Marco Carreras) vive para a família e para os outros, ele que tem uma vida extremamente difícil no aspecto sentimental, mantendo o equilíbrio por vezes impossível num ambiente difícil, a perda de uma filha que o deixa destroçado, fá-lo criar uma neta a quem dedica todo o amor, toda a história é em certa medida dramática, mas acaba de uma forma extraordinária.
Sem comentários:
Enviar um comentário