As notícias dos incêndios de Verão, cada vez mais ferozes e destruidores, são por si só uma notícia muito triste para qualquer pessoa (excepto os que pegam fogo).
No entanto estes incêndios particularmente atingiram todos os pontos que eu e a minha família prezávamos e enriqueciam a nossa memória, com efeito com os filhos pequenos e já grandinhos, íamos todos os anos acampar na nossa semana de férias para a Ponte das Três Entradas, zona linda, com a confluência de dois rios, o Alvoco e onde seguia só o Rio Alva até ao Mondego, a verdura era extraordinária, tudo era um encanto, corríamos tudo à volta, Piodão, Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital, Avô, Alvoco das Varzeas, Fraga da Pena, etc, era um regalo para a vista, eles adoravam, éramos felizes ali.
Foi com enorme tristeza que vi no mapa dos incêndios precisamente essas áreas as mais afetadas, deixando um rasto de destruição e cinzas.
Para mim que sempre fui um amigo da natureza, senti profundamente estes incêndios, não tendo lá bens materiais, tenho as memórias do que lá passámos, os momentos bons.
Mostro uma gravura que fiz a lápis de cor quando lá estivemos, com dois dos meus filhos a andarem de barco.
Possivelmente nunca mais lá vou, e talvez seja melhor para não ver a tristeza do que era belo.
Sem comentários:
Enviar um comentário