26/12/2007

Naufrágio do Highland Hope em 19/11/1930


Em 19 de Novembro de 1930, no sitio conhecido por Bailadeira, no Farilhão Grande, encalhou o navio inglês Highland Hope, de 14 000 toneladas, que trazia 555 pessoas a bordo.
Devido ao nevoeiro, o navio rumou sobre os ilhéus e encravou a proa nos rochedos, não sendo possível evitar o seu afundamento.
À volta deste naufrágio muito se falou, naquela época, em comentários de imprensa. O certo é que os pescadores e a gente de Peniche não negaram o seu socorro, a sua hospitalidade, o seu carinho a ninguém. Muitos dos náufragos não trouxeram para terra mais que a roupa que traziam vestida na altura do alarme. Tudo perderam no mar; mas em Peniche, encontraram o conforto de que necessitavam, a roupa, a comida, a cama para repousar.
É possível que, na ocasião, tenham aparecido alguns indesejáveis oportunistas; mas foram os pequenos barcos de Peniche que, arrostando com perigos eminentes, salvaram, transportando para terra o meio milhar de náufragos do Highland Hope, atitude essa ratificada não só pelas cartas e telegramas recebidos pela Nelson Line, empresa armadora do barco naufragado e de E. Pinto Basto C.ª L.ª, seus representantes, como também pela visita feita a Peniche pelo próprio Embaixador de Inglaterra, com o intuito de premiar as tripulações das traineiras que haviam colaborado no salvamento dos náufragos e entregar um precioso donativo á Misericórdia.

Texto: "Peniche na História e na Lenda" 3ª edição pag. 400 a 401 de Mariano Calado

Mais informação aqui sobre o naufrágio do Highland Hope.


Sem comentários: