15/02/2008

Viveiros

E se os antigos viveiros de Peniche de Cima hoje destruídos, pudessem ser reconstruídos? não para a sua missão antiga com lagostas é claro, mas talvez como percurso pedestre à maré vazia, para apreciar como era tudo tão belo antigamente, com os caminhos arranjados, talvez seja utópico ou saudosista este desejo, mas não deixo de o manifestar. Porque gostava de percorrer aqueles caminhos á maré vazia como fazia antigamente, quando íamos até "à piscina" para mergulhar.



3 comentários:

jp disse...

....ou pescar ao caboz, ou ir apanhar corta-ferros, ou ir ao lime para o bode ou para a geraldeira, ou pescar ao serrão, ou à negaça na fuzelha, ou à cata de santolas, ou lanchar ovas de ouriço e lapas e camarão pequenino, assim mesmos crus, tresandando a mar....ou pura e simplesmente deitar nas quentes lajes incrustadas de pequenas conchas, e deixar que o calor do sol, o cheiro a iodo, o salitre da água e o bruuaá do oceano nos transportassem para outra dimensão, plena, eterna, onírica, onde ainda hoje nos apetece amiúde voltar.
Isto é que é ser de Pnixima!

saudações (e saudades) pniximeiras
jp

Anónimo disse...

He He espectáculo, o comentário é ele próprio um post, bem (d)escrito.

Abraço e saudações

Anónimo disse...

Chico lembras-te o meu falecido avo era um dos responsaveis pela manutencao destes viveiros se nao me engano para o patrao petingao
Eu parti a cabeca quando escorregei na rocha bem perto dos viveiros.
acho como para nos e certamente para muitos de pnixima uma optima ideia restaurar esse que e para mim um monumemto.
abraco