25/02/2009

O estado da água na Foz do rio S. Domingos

Pelas imagens que se vêm acima, o estado da água na foz do rio de S. Domingos, na Praia do Molhe Leste, não é o mais aconselhável a quem a utiliza, nomeadamente e nesta altura do ano ,o pessoal do «surf». A cor negra das águas que entram pelo oceano adentro, fazem prever que possam acontecer situações desagradáveis com os «surfistas». Esta situação estará em principio ligada à vacaria dos salgados (???), eventualmente estarão a ser deitados ao rio os esgotos da mesma.
Numa altura em que a autarquia está apostada em tornar Peniche num centro de excelência do «Surf», penso que têm de ser tomadas medidas sérias de modo a evitar este estado de coisas.
As fotografias foram tiradas este fim de semana.

O negro da água do rio, em contraste com o oceano.
....
Agradeço o comentário colocado por Anónimo em 25/02/09, se bem que no texto não tenha sido feita nenhuma acusação a ninguém, além de interrogativas, fiquei a saber que ,além de vistorias anuais, os animais andam em campo aberto todo o ano, o que de facto retira á exploração uma maior carga de contaminação ambiental. Agradeço por isso sinceramente os esclarecimentos prestados, pelos vistos por pessoa entendida, deixo no entanto na mesma o meu alerta para a questão do rio, por ventura a preocupação tem de começar a montante desde a Barragem.
Texto acrescentado em 27/2/09.

10 comentários:

Anónimo disse...

lá vem as vacarias á baila,penso eu até possa estar errado,mas penso que o problema vem mais a montante da vacaria,em primeiro lugar todas as vacarias são visturiadas anualmente. visturias essa que obrigão a determinados requesitos para lhes serem emitidas licenças anuais de exploração,sendo a mesma vacaria uma exploração de não confinamento ,isto é os animais o ano inteiro em pastagem de campo aberto a possibilidade de contaminação de veios de água é diminuta.o mesmo não se passa com as suinicultura as quais por falhas na lei em relação á exploração suina ,cometem graves crimes ambientais não puniveis pela legislação.

Anónimo disse...

De facto,já a semana passada logo que começou a subir a temperatura,verifiquei que a água estava um pouco fora do que é habitual naquele rio,com odores e transparência não própria para esta altura do ano.

Abraço

Elvira Carvalho disse...

Meu Deus isso é tudo poluição?
Um abraço

Anónimo disse...

seja a montante ou na vacaria esta poluição a céu aberto tem que acabar a saúde publica em primeiro lugar existe dois restaurantes e uma praia

Luis Santana disse...

E eu a pensar que esta pouca vergonha ja tinha sido solucionada, essa poluicao ja se via nos anos 70, ainda eu ai estava. Um abraco

Anónimo disse...

Será só esta poluição,e a estação de tratamento do cabo carvoeiro,libertando em mar aberto junto as margens ,é para continuar?

Anónimo disse...

De facto,a estação de tratamento no cabo em certos dias conforme os ventos,não se pode estar próximo,enala odores próprio do ambiemte para que foi construido.

Abraço

Anónimo disse...

Gastou-se tanto dinheiro para ficar uma porcaria daquelas tem que se começar a responsabilizar as pessoas pelos seus actos ou isto nunca mais se indireita. E só incompetentes

Anónimo disse...

Ja agora gostaria de saber aonde deveria ter sido a contrucao dessa Central de tratamento de esgotos....a cidade de Peniche cheirava mal,e alguma coisa teve que ser feita..qual o melhor sitio?
Quanto ao Rio de sao Domingos tera que haver tambem responsabilidades penso eu para resolver essa situacao...Nao acham?
Abraco

Anónimo disse...

peniche cidade pequena mas com grandes slogans praia do molhe leste bandeira azul + rio de s.domingos igual a capital da onda. sinceramente nao sei porque a camara nao toma uma atitude.mas sim vai tomar ate porque o verao esta a chegar.assim vai a capital da onda .tretas