18/06/2009

Para a História do Grupo Desportivo de Peniche


"O G. D. Peniche foi criado em 1941 e nasceu da fusão de três pequenos clubes. Foram o Dr. Ernesto Moreira, Francisco Salvador e José Miguel de Sousa e alguns outros penichences que criaram o GDP com a finalidade principal da prática do futebol.
Nasceu a 30 de Janeiro de 1941 e começou a época na II Liga, ficou sempre apurado nas Distritais para a II Divisão. Quando acabaram os Distritais de apuramento na época de 1952-53 fixou-se definitivamente na II Divisão, donde não mais desceu. Na época de 1963-64 esteve prestes a ingressar na I Divisão, terminando o campeonato com os mesmo pontos do Torriense que foi o apurado.
Na temporada de 1967-68, agora finda, pode-se considerar a época de ouro da vida do clube. Este lutou até à derradeira jornada pelo primeiro lugar e, a almejada subida à I Divisão viu-se, mercê de algumas arbitragens bastante tendenciosas, preterida pelo Atlético.(1)
O excelente segundo lugar como também as boas exibições e o futebol praticado, sem dúvida do melhor que se chegou na II Divisão, são motivo de orgulho e regozijo pelo trabalho duma época que só a sorte adversa não permitiu que terminasse em glória."
Extracto de um texto da "Voz do mar" de 1968
(1) Eu sou testemunha desse jogo no estádio da Tapadinha, na altura trabalhava na Lisnave e assistia aos jogos do Peniche na região de Lisboa, e nesse jogo foi aquilo a que se costuma chamar "uma roubalheira", até houve quase uma invasão de campo por parte dos populares de Peniche que estavam em grande número na Tapadinha, acabando todos por fugir à correria, à frente da GNR, para as camionetas que levariam o povo para Peniche. Eu segui o meu caminho para o quarto onde morava em Lisboa, mas ainda hoje me divirto ao lembrar-me da cena, homens e mulheres de Peniche a encenarem uma invasão de campo na casa do adversário. Naquele tempo Peniche metia respeito.

3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

É amigo eram outros tempos. O Barreirense, também foi um grande clube. E hoje está morrendo aos poucos.
Um abraço

Anónimo disse...

Estavamos a jogar e ouvimos um grande burburinho, era a GNR a cavalo a carregar sobre a malta de Peniche. Havia mais penicheiros no campo do que a claque do Atletico, tal nao era o entusiasmo que reinava em torno desta equipa. Fomos muito prejudicados pela arbitragem. (esses malandos ja faziam das suas nessa altura)Um abraco a todos. Luis

Albino disse...

Ola LUIS..Ja na altura havia maldade entre a arbitagem tal qual como hoje nada mudou...Aqui em Peniche com um tempo fantastico...
Abraco