Realizou-se o almoço comemorativo dos 50 anos da escola Secundária de Peniche, estavam talvez umas duzentas pessoas ou talvez mais, muitos não os conheci outros não me conheceram, outros ainda fizeram de conta, foi uma jornada bonita de confraternização, revi amigos que não via há anos, estou-me a lembrar do Luís Filipe Aniceto, do Rui Torneiro, outros não puderam vir com certeza ou não tiveram conhecimento, (faltou-lhes ver este Blog). Sensibilizou-me a Dª Belmira Estrela Camarão, antiga aluna da escola e uma assídua visitante deste Blogue, mas que fez questão de me conhecer pessoalmente para trocarmos umas palavras.
Fiz a minha parte, ajudei a divulgar o evento, sinto-me contente.
Não posso no entanto para ser fiel a mim mesmo, não tecer uma crítica à forma como foi servido o almoço, se em vez de 22 euros fosse 25 para servirem à mesa não me importava,mas colocar mais de 200 pessoas numa sala daquelas e obrigá-las a ir buscar comida em fila a uma pequena mesa central não lembra a ninguém.
O bolo dos 50 anos da nossa Escola.
O Raul, o Aniceto (há quantos anos não o via) e a D. Ilda (antiga empregada da escola).
Aspecto geral da sala.
Uns passos de dança.
Na minha mesa.
A Dilene, Chefe de Secretaria da Escola, foi quem me enviou toda a informação e todos os passos que iam sendo dados para que eu pudesse publicitar a organização do almoço.
O Tito, o João Delgado e a Dália.
O Capelas e o Farricha
17 comentários:
Olá Chico!
Tu não brincas mesmo em serviço...
A tua mesa estava muito bem, modéstia à parte.Até que nem estamos mal para quem festeja 50 anos de uma Escola.
Para ti e para todos os amigos desta mesa muito obrigada pela vossa companhia.
Dilene Leiria
Não foi má a comemoração dos 50 anos. Pena sim, pela pouca referência à Directora Rolanda Barros, que, quer queiramos, quer não, contribuiu bastante para que hoje pudéssemos estar a comemorar 50 anos de Escola. Tinha defeitos? Quem os não tem. Ainda hoje ficaram demonstrados alguns dos defeitos, que não seriam permitidos no tempo da Directora Rolanda Barros. De louvar o trabalho da prof Ana Varela. Não tanto a "palestra" da Prof. Teresa Viola. Tudo junto foi bom. Revi colegas que há 40 anos ou mais não via. Só por esta alegria valeu a pena. Bem hajam os que contribuiram para que este evento fosse possível.
Jorge
Obrigada pela referência que faz à minha pessoa, foi um grande prazer conhecê-lo a si e à esposa.
Da festa gostei muito, foi para mim muito emocionante...de repente tinha voltado à minha juventude...todos estamos mais velhos, mas continuamos muito bem. Venha a próxima...lá estarei!
Belmira Estrela
Que lindo!!! Valeu a pena, mesmo que tivesse havido o problema de servir à mesa, mas já passou.Foi uma grande alegria rever antigos companheiros de escola e da minha parte prometo que não estarei tanto tempo sem dar sinal de vida, claro que é preciso que o Germano ou alguem que saiba de algo informe neste espaço que eu estarei atento. Tenho tambêm muita pena da ausência do José M.Martiniano,Vitor Lemos,Feliciano,Batim,Joaquim Artur e outros que fizeram parte do nosso grupo.Digo-vos uma coisa, cheguei a casa tão eufórico que tive de tomar um calmante.
Até uma próxima.
Luis Aniceto
Germano!!
Foste rápido ao colocar as fotos, e espero em breve ver as nossas do tempo da escola.
Um Abraço!
Aniceto
Acabei mesmo agora de ler e ver tudo.fotos,comentarios,e realmente foi com muita pena de desta vez nao poder estar convosco para reviver com antigos colegas as belas memorias de que nunca irei esquecer....bem apanhada a ultima foto...depois de tantos anos (44)ainda continuas e penso tal como eu o humor antigo continua em forma..hehe..
Pelo que tudo fizeste ao divulgar tambem este almoco convivio,antes e depois com as fotos mostrando a todos aqueles longe dai o que se passou,um muito obrigado Chico.
fiquei pois com uma ideia do que se passou o que para ti segundo os teus comentarios( e de outros)um dia bem passado...
Gostei o que vi..
Abraco
Já há tempos que descobri este seu blog e já há tempos que andava para fazer um comentário, gostei muito de ver o vosso almoço, não andei na escola industrial mas sou do tempo dessa rapaziada toda, aí estão os meus amigos Raul e Luís Filipe Aniceto a quem eu dei a direcção do blog pois também sou um dos penicheiros de Torres Vedras, dou-lhe os meus parabéns e continue pois o seu trabalho é excelente.
um abraço Jacinto Borges
Agradável jornada de confraternização a ocorrida no passado dia 13,pena é que para além dos muitos(as) colegas que estiveram presentes outros (as) que na altura me vieram há memória,também não estivessem comparecido, mas,cada um tem a sua vida,uns por desconhecimento, outros por afazeres profissionais ou familiares,outros por não gostarem destes convivios,outros ainda,porque atingiram um estatuto social que não se encontram disponiveis para convivios desta natureza. Mas fomos muitos (as) e bons,penso mesmo que superou em muito as expectativas da organização, daí a confusão verificada no almoço,único senão da organização.
Espero que daqui a 25 anos estejamos cá todos para comemorar os 75 anos. Vamos todos de bengala Ok?
Divulguem este blog que é uma das formas das pessoas estarem informadas sobre estes inventos e não só.
Um bem haja muito grande ao Chico Germano por toda esta informação que nos vai dado no dia a dia.
Um abraço.
Filipe Jorge
Um abraço
Ainda a propósito dos 50 anos de Escola, estive a ver o CD que nos foi distribuido e além de haver fotografias de professores com os nomes trocados, como por exemplo da Prof. Maria Augusta com a Prof Maria do Rosário, na rubrica prof que não foram alunos da Escola aparecer o Pro. Duarte Nuno, enfim.... depois da pouca referência à Directora Rolanda Barros, graças a ela e ao Presid. Camara, Antonio Bento, conseguiram trazer uma Escola Industrial e Comercial nova, piloto ou não, para Peniche, quando Peniche tinha 70 ou 80 alunos e Caldas da Rainha tinha 500 ou 600 e é essa escola que faz 50 anos, dizia eu depois da pouca referência á Directora Rolanda Barros, depois de se dizer no CD que não havia fotografias da Senhora, mostram a mesma senhora no meio de um grupo de alunos em Aracena. Como já disse noutro lado é de louvar o trabalho da Prof. Ana Varela (se calhar com pouco conhecimento da Escola, por estar cá ha pouco tempo), mas é pena que ela não tenha procurado ajuda nos antigos alunos, daqueles que antes da Escola ser inaugurada por lá passaram. Quanto as fofografias do Aniceto, soube-me bem ver pessoal do meu tempo de Escola se bem que de anos diferentes, como o Jose Manuel Ribeiro, o Filipe Jorge, o Herculano (do meu tempo, mas infelizmente desaparecido), o Batim, o Gil Bombas, o Joaquim Artur e outros que já não me lembro do nome. Mesmo com as falhas que apontei, o menos importante foi o almoço, revi pessoas que já não via há muito tempo. Tudo isto Chico, para te dizer que para o próximo ano era bom que houvesse um almoço de antigos alunos, numa data qualquer, nem que fosse quando o Albino viesse de férias, só para se poder juntar pessoas que passaram parte da sua juventude juntas e que, por um motivo ou por outro estão em sítios tão longe. Esta conversa contigo tem uma razão de ser, é que o teu sítio é lido por muitos antigos alunos. Mas tem ainda outro motivo, ainda estou convencido que se não se falasse no teu sítio no almoço dos 50 anos, teriam ido só alunos actuais. Se duvidadres vê o programa que também vem publicitado no teu sítio.
Um abraço
Jorge Saldanha
Ola amigos
O nome de Rolanda Barros que desde o inicio da Escola ate penso eu 1968,embora com bastantes defeitos..e quem nao os tem..fez parte da estoria e como tal...alem da disciplina exagerada por vezes, devia no meu ver ser referenciada pelo que de bom fez...a fotografia dela no meio dos alunos em Aracena,Espanha de que o Jorge Saldanha falou gostava sinceramente de a ver,,se alguem mais foi na altura priviligiado a ter feito essa excursao as grutas de Aracena penso que em 1963 e fiz parte dela...tiraram-se muitas fotografias e eu nao tenho nehuma...Agradecia se alguem me mandasse por email..e ate contar alguma estoria durante essa viagem..
Abraco
Amigo Jorge
Estou de acordo com o que tu dizes e o Albino acerca da não presença "virtual" da Directora da escola em toda a cerimónia, nomeadamente no DVD apresentado no almoço, quer se tenha gostado ou não, foi uma presença que nos marcou a todos, eu só conheci a Directora Rolanda Barros. Em relação ao passeio a Aracena, o Albino foi, eu por acaso não fui, naquele tempo para os meus pais já era difícil manterem-me na escola quanto mais...
era bom que quem tivesse essas fotografias as disponibilizasse.
Quanto à influência deste sítio no êxito e afluência dos antigos alunos eu tenho a minha ideia, mas para os membros da organização isso passou em claro com certeza, mas não é para isso que cá estamos, Jorge podes crer que se não houver nada de mal que aconteça vou providenciar para um convívio da malta da escola.
Olá Chico!
Nem eu esperava outra coisa de ti.
Sabes que estou disponivel para te ajudar, assim a saude o permita. Quanto à fotografia de Aracena, que provavelmente o Albino também estará, eu posso dar-ta. Porque a que aparece no vidio, que nos foi dado no almoço fui eu que a forneci a quem fez o vidio, penso que a Prof. Ana Varela. (Fui eu que a tirei, mas não digas a ninguem, com uma Kodak, daquelas muito antigas). Não está muito boa mas dá para ver a Directora no meio do pessoal todo.
Um Abraço e sempre que quizeres conta comigo
Jorge Saldanha
Simplesmente fantastico e agradavel este blogg onde continua bem viva a ligacao entre antigos alunos,e nao so...pois ca estarei a espera da fotografia de Aracena e desde ja fico contente e bastante agradecido a ti Chico e ao Jorge Saldanha pela rapidez e a atencao que os dois deram ao meu pedido...e se alguem mais tiver outras agradecia imenso...
Devo dizer a respeito desta excursao,que se me lembro custava a quem teve a oportunidade de ter ido 200 escudos por pessoa,..e eu fui porque sabia que teria de pagar trabalhando com o meu pai durante as ferias de Verao...lembras-te Chico?...devo dizer ja que falamos da Directora Rolanda Barros que me prestou auxilio durante a viagem,estava com uma gripe horrivel e uma infeccao numa orelha (passei um mau bocado mesmo)e ela foi realmente impecavel como me ajudou a arranjar medicamentos penso que foi em Moura onde pernoitamos uma noite....portanto ai esta uma coisa boa que ela fez e eu nao me esqueci....
Ainda a pessoas que concordam e estou contente pelos comentarios do Chico e do Jorge...
Um grande abraco a todos
Para ti Albino.
Penso que nos conhecemos, apesar da diferença de idades, que naquela altura se notava bastante.
Penso que o teu pai era o Sr. Albino que tinha uma taberna e uma loja na Rua da Alegria (e que vendia colheres de pau a D. Gina, Mulher do Sr. Verissimo Sales - esta parte é mais brincadeira que outra coisa, mas era verdade). A Loja do teu pai, sendo quem eu penso que é, ficava ao lado da casa do sr. Chitas e onde hoje é um mini-mercado).
De qualquer das formas
Umo Abraço
Jorge Saldanha
Ola Jorge.
para te dar uma ideia de quem eu sou,basta dizer que vou fazer 60 anos no proximo mes de Abril 29, e que o meu pai era conhecido em Peniche como o Joao do cafe..porque teve um cafe ao lado do antigo posto da Policia a entrada de Penichee da Maria da roupas entrepenso eu nos anos 53 a 57??.Depois passou a ser conhecido pelo Joao da serracao,que se situava em frente do agora Intermarche,mesmo ao pe da praia...
desculpa mas eu falando com o Chico fiquei com uma ideia quem tu es...O nome de Albino nao e muito comum...se te lembrares da primeira equipa de principiantes que houve em Peniche eu fui o Guarda-redes na epoca 64-65.
Abraco e um Bom Natal para ti e todos os colegas...e obrigado pela fotografia
Jorge
O Albino não é familiar do Sr. Albino da loja e taberna da Rua da Alegria, casado com a Tia Aida que antigamente possuiam uma pequena taberna no canto da Travessa da Fé, lembras-te? não, o Albino é filho do Sr João da serração que ficava numa daquelas ruas que ligam a praia de Peniche de Cima à estrada ao pé dos armazens da fábrica.
Ele e eu andávamos às vezes a correr atrás de ti, porque tu é que tinhas a bicicleta, eras o único aliás, quando eramos pequenos, o avô dele era o Ti Zé do Carmo que morava naquela casa em frente à muralha ao lado da minha prima Otília, lembras-te?
Espero que já te lembres.
Abraço e um Bom Natal e Novo Ano com muita saúde para vós.
Como o Mundo é pequeno. Lembro-me perfeitamente do Ti Zé do Carmo e do café ao lado da Maria das roupas e de um miudo que havia por ali, que nunca mais vi, pois uns anitos depois, também fui para Moçambique. É natural lembrar-me melhor de ti, até porque era amigo do teu primo(?) Francisco António e ia bastantes vezes a casa dele, que penso morava no mesmo prédio que tu,(Trav. da Fé?).
Um Abraço
Jorge
Enviar um comentário