30/12/2009

Turma 3ª Classe - Escola Primária Peniche - 1957/58

Esta fotografia enviada pela amigo Luís Santana, um natural de Peniche radicado no Canadá há alguns anos, retrata a turma que passou para a 4ª Classe, turma do Professor Carlos, os anos segundo o Luís serão de 1957 ou 58.
Tanto estes pormenores do ano e local, como a constituição da Turma eu desconheço, pelo que todos os contributos são bem vindos para se identificar os alunos daquele tempo.
Actual. 08-03-2010
O local confirma-se ser a Escola Velha
Na 1ª fila em baixo:
Figueiras, Colaço, António Silvino, Zé Manel, Ercilio, ?, Mário, Januário, Vítor Camarão, Honório
Na 2ª fila:
Carlos Bruno, João Tiago, Jaime, Cristóvão, Joaquim Artur, Luís Santana, ?, Américo, "Rabadilha", Nelson Califórnia, ?, ?, Fernando Maia
Na 3ª fila:
Viegas, Henrique Malheiros, António Mira Dionísio, ?, ?, Cabrita, Geo
Na 4ª fila:
Álvaro, ?, ?, José Baptista S. Rodrigues, Prof. Carlos

29/12/2009

Turma 3ª Classe - Escola Primária - Peniche - 1955

Esta fotografia foi enviada por um dos alunos desta turma, Sr. Jacinto Borges, um natural de Peniche que vive em Torres Vedras. Nela se pode ver a turma da 3ª Classe da Escola Velha, em que a Professora era a Dª Laura Adalgiza Trigo Teixeira (mais conhecida por uma das "Mulatas"). A turma era composta de 47 (quarenta e sete) alunos e indica-se abaixo o nome de alguns.

-->

1ª Fila – João Jerónimo, Luís Nascimento, ??, Joaquim Henriques, José Morato, Areolindo Correia, José cativo, Mariano, José Viola, Idalécio, João Dias, Teófilo, Gilberto, Francisco Carinhas Martins, ??, ??, Fernandes
2ª Fila – Francisco Dias, Carlos Mota, António Preto, Hernâni, Joaquim Silva, ??, José Pedreira, Carlos Antunes, Pacheco, Orlando Silva, Conceição do Fialho, Joaquim Costa, ??, Luís Viola, Joaquim Miranda, Timóteo, José Santana.
3ª Fila – Jacinto Borges, ??, Zacarias Bizarro, José Branco, Profª Laura Teixeira, Arlindo, Zé camões,Figueiras do Fialho, António Jorge, João Barradas, Dionisio Pinheiro, Rogério Foz, Luis Ribeiro, António Nobre


26/12/2009

Momentos da Escola Industrial e Comercial - Visita a Aracena 1963

Nesta imagem enviada pelo Jorge Saldanha, vêm-se os alunos devidamente fardados com a farda da Mocidade, eu não fui a este passeio efectuado em 1963, o Albino foi e o Jorge que me enviou a fotografia também, mas o maior interesse está em mostrar a Directora Rolanda Barros que está no meio dos alunos.
Albino penso que tu és um dos dois alunos que estão de braços cruzados a um canto, será?

23/12/2009

O temporal desta noite em Peniche

Entre as 4 e as 5 da madrugada, intenso temporal com rajadas de vento fortíssimas assolaram toda a zona oeste de Lisboa a Peniche, causando estragos incalculáveis em habitações e infra-estruturas principalmente nos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã, aqui em Peniche para além de árvores caídas e carros tombados, houve telhados afectados, a rede de média tensão afectada cortando a energia a algumas industrias.
Mostram-se algumas imagens abaixo enviadas por Carlos Tiago.









22/12/2009

Futebol amador em Peniche - Equipa do Real Clube da Praia - 25-4-84

Esta equipa do antigo Real Clube da Praia juntou-se no 25-ABR-84 para um torneio popular.

Em cima:
Geo, Belmiro Alves, José Pedreira, Joaquim batata, Joaquim Preto, Joaõ Brás, Camões.

Em baixo:
António José Bea "Lenhas", João Manuel, Manuel "Palalas", João Comboio, Fernando, João patonas

20/12/2009

Equipa de Juniores do Grupo Desportivo de Peniche - 1954/55

Em cima:
Joaquim, Ulisses, Alberto João, Mário Bruno, Humberto, Seia e ...
Em baixo:
Miguel, Matias, Domingos Pata, Zezinho e ...

Foto enviada pelo Filipe Jorge

19/12/2009

Naufrágio da embarcação "Peixe e Peixe" em 13/11/1998


Esta embarcação encalhou nas rochas perto do Porto de Areia Sul pelas 17 h 20 do dia 13/NOV. Acudiu o Salva-Vidas e o rebocador "Vale de Gaios", que não puderam fazer nada, quer pela embarcação, que se haveria de partir ao meio, quer pelos 7 tripulantes que foram retirados pela acção dos Bombeiros Voluntários de Peniche, que através de um vaivém os conseguiram trazer para terra.


Fotos enviadas pelo Nuno Miguel Leitão

18/12/2009

Momentos da Escola Industrial e Comercial de Peniche

No almoço dos 50 anos da Escola Industrial e Comercial de Peniche realizado no dia 13/DEZ o meu amigo Luís Aniceto trouxe-me umas fotos do nosso tempo e que aqui publico.

 

Nesta fotografia pode ver-se talvez um misto de duas turmas (?), faltam alguns elementos, junto ao portão principal da escola e vamos descrever o pessoal:
4ª Fila - Carlos Antunes, ??, ??, Luís Viola, Victor Vitória, Idinho, Carlos Rosa, Jorge Marteleira.
3ª Fila - Artur, Norberto Oliveira, Joaquim Veríssimo, José Manuel Viola, Chico Dias, Joaquim Artur.
2ª Fila - Batim, José Maria Martiniano, Filipe Jorge, Colaço, Herculano, Nuno, Aniceto.
1ª Fila - Francisco, Gil Bombas, Horácio, Professor, Engº Rodrigues, João Silvino, Aníbal, José Manuel Ribeiro, Faria.

Esta fotografia e todas as outras que se seguem excluindo a última foram tiradas ou no último dia de aulas do 4º ano ou no último dia de exames no ano de 1965, sei que fomos todos descontrair tirar fotografias e beber qualquer coisa. Nesta foto podem ver-se eu (um autentico levezinho) lá em cima da pirâmide, o Joaquim Artur e o Hermenegildo Bombas, depois em baixo o Rui Torneiro, o Victor Vitória, o José Maria Martiniano e o Aniceto. O que pensará aquele miúdo de calções e suspensórios daqueles malucos? Foto tirada na praia dos barcos.

A bordo da traineira "Violeta", o Joaquim Artur, eu, o Victor Vitória, o Batim tem um carapau na mão, o Rui Torneiro e sentados o Gil Bombas e o Zé Maria Martiniano, o miúdo não sei quem é.

Esta foi enviada agora pelo Rui Torneiro, é a mesma malta da fotografia anterior, foi no mesmo dia e estamos na "chata" da traineira "Violeta", dávamos uma grande tripulação, não haja dúvida, hehe.


Nesta foto de cima é a mesma rapaziada das fotos anteriores tirada penso eu nas pedras ao pé do Forte das Cabanas (?).


No jardim do baluarte em equilíbrio num banco de jardim.
Em cima: Zé Martiniano, Joaquim Artur, Rui Torneiro, Carlos Rosa, Engº ou Aniceto (?)
Em baixo: Faria, Gil Bombas, Zé Barros, Victor Vitória

O Aniceto e o José Maria Martiniano.
O Aniceto e o Professor de electricidade (penso eu) de que não me lembro o nome.

O mesmo professor com o Batim, o Joaquim Artur, o Aniceto e o Zé Maria, na muralha.

Fotografia de grupo no "jardim da cascata". Nestas fotografias há nomes que podem não corresponder à verdade pelo que agradeço comentários.
Da esquerda para a direita e de baixo para cima:
Augusto Glória, Aniceto, Gil Bombas, Batim, Rui Torneiro
Victor Lemos, Filipe Jorge e Artur Patriarca
Germano, Professor, Carlos Rosa
Engº "Caracol", Joaquim Artur, Zé Barros

Nesta fotografia pode-se ver a turma possivelmente no intervalo de Oficinas devidamente equipada com o fato de trabalho à porta da escola o que naquele tempo era proibido.
Uma vez fomos todos com os fatos de macaco vestidos com divisas feitas a giz a marchar até ao centro da vila, fomos todos parar ao posto antigo da PSP.
Eramos muito unidos.

17/12/2009

A Traineira "Mestre Comboio" SN-836-C

Mais uma praia em Peniche?

Pela imagem vê-se que está a nascer mais uma praia em Peniche, será a 8ª e possivelmente vai chamar-se "praia da marina", tal não é o assoreamento que ocorre naquela zona do porto.

16/12/2009

Equipa de Juniores Grupo Desportivo Peniche 1953-54

Em cima:
José Rachão, Dionísio Costa, Zé Titige, Cobra, Manuel Grilo, Saldanha, Carlos, Luís Cabo, Manuel P. Preto, Matias, João e Árbitro

Em baixo:
Domingos, Zezinho, Arménio, Bôla e Zé Murraças

Fotografia enviada por Filipe Jorge

Turma da 4ª Classe da Escola Primária 1955/56 - Peniche

Turma feminina de 46 (quarenta e seis!) alunas da velhinha Escola Primária nº1, com a professora Alice em destaque em cima, esta foto foi enviada pela amiga Belmira Estrela Camarão que é a quinta aluna em baixo a contar da esquerda segundo indicação dela. Uma coisa dá para destacar é que naquele tempo dar aulas a turmas de 40 alunos era obra.

14/12/2009

Estádio Green Point - Cidade do Cabo



Fotografia do meu amigo Carlos Santos antes da entrega como pronto, do estádio Green Point na África do Sul, para o Campeonato do Mundo 2010.







Fotografias tiradas hoje e enviadas pelo amigo Albino desde África do Sul.

13/12/2009

Almoço comemorativo dos 50 anos da Escola secundária de Peniche

Realizou-se o almoço comemorativo dos 50 anos da escola Secundária de Peniche, estavam talvez umas duzentas pessoas ou talvez mais, muitos não os conheci outros não me conheceram, outros ainda fizeram de conta, foi uma jornada bonita de confraternização, revi amigos que não via há anos, estou-me a lembrar do Luís Filipe Aniceto, do Rui Torneiro, outros não puderam vir com certeza ou não tiveram conhecimento, (faltou-lhes ver este Blog). Sensibilizou-me a Dª Belmira Estrela Camarão, antiga aluna da escola e uma assídua visitante deste Blogue, mas que fez questão de me conhecer pessoalmente para trocarmos umas palavras.
Fiz a minha parte, ajudei a divulgar o evento, sinto-me contente.
Não posso no entanto para ser fiel a mim mesmo, não tecer uma crítica à forma como foi servido o almoço, se em vez de 22 euros fosse 25 para servirem à mesa não me importava,mas colocar mais de 200 pessoas numa sala daquelas e obrigá-las a ir buscar comida em fila a uma pequena mesa central não lembra a ninguém.


O bolo dos 50 anos da nossa Escola.

O Raul, o Aniceto (há quantos anos não o via) e a D. Ilda (antiga empregada da escola).

Aspecto geral da sala.

Uns passos de dança.

Na minha mesa.

A Dilene, Chefe de Secretaria da Escola, foi quem me enviou toda a informação e todos os passos que iam sendo dados para que eu pudesse publicitar a organização do almoço.
O Tito, o João Delgado e a Dália.
O Capelas e o Farricha

11/12/2009

Os 50 anos da Escola Secundária de Peniche (IV)



Ainda em relação aos 50 anos da Escola Industrial e Comercial de Peniche, lembrei-me das disciplinas que tínhamos no Curso de Formação de Electromecânico, quando eu andava no 2º Ano de Formação deste Curso, uma espécie de 8º ano, por alturas de 1964/65, tínhamos nada menos de 14 disciplinas, se a memória não me atraiçoa, a saber:




Mecânica Geral
Física e Química
Matemática
Orçamentos
Tecnologia Eléctrica
Tecnologia Mecânica
Electricidade
Português
Desenho de Máquinas
Desenho Esquemático
Oficinas de Electricidade
Oficinas de Serralharia
Laboratório de Electricidade
Religião e Moral
Tínhamos um horário extraordinariamente carregado, normalmente das 8 H da manhã às 18 H e ainda aos sábados, Oficinas das 8 H às 12 H.
Aquelas aulas de Oficinas de Serralharia de 4 horas a limar para executar os ajustamentos eram um petisco, até os Sábados eram preenchidos.
Para quem actualmente houve falar na televisão que os jovens estudantes têm uma “grande carga horária” (e eu não ponho em causa), no meu tempo aquilo era mais “carga de trabalhos”.
Uma coisa porém era certa, quando acabávamos aquele curso sabíamos interpretar um desenho de uma peça, trabalhar com um torno mecânico, executar uma ligação eléctrica, coisa que neste momento não é fácil saber aos 16 ou 17 anos, como nós naquele tempo.
Enfim outros tempos.

08/12/2009

Futebol Amador em Peniche - Equipa do Café Gil - Anos 60


-->

Em cima:
Edgar, Zé Baptista, Bôla, Veríssimo, Zé Maria, Matias e Manuel Rolim.
Em baixo:
Ica, Zezinho, Zé António, Maurício e João Algarvio
Foto enviada por Filipe Jorge

05/12/2009

Excursão a Fátima da Companha da "Amélia Maria" - Anos 60


Nas décadas de 50, 60 e 70, principalmente, havia uma peregrinação anual a Fátima, de pescadores de todo o país. Partiam de Peniche excursões de 20 e 30 autocarros, onde pescadores e familiares lá iam, cada autocarro normalmente correspondia a uma traineira. O Padre Bastos foi um dos principais animadores destas iniciativas.
Hoje penso que existe ainda uma peregrinação anual de pescadores, mas sem o impacto que tinha na altura.
Lembro-me quando era miúdo, de ir assistir à chegada dos autocarros de Fátima, era uma festa.

04/12/2009

Função da traineira "Sete Anões" - anos 60


Depois da missa do barco, realizava-se a "função". Neste caso a dita função constituida por um substancial almoço realizou-se no porão dos beliches, vêm-se caras conhecidas de Peniche de Cima, muitos já falecidos.

03/12/2009

Acesso aos Serviços Municipalizados de Peniche



O acesso pedonal aos Serviços Municipalizados situados na Rua 13 de Infantaria, artéria fundamental na fluidez de transito naquela zona, dado a dificuldade por ausência de passeio, do acesso a todos, especialmente a deficientes, pessoas com carrinhos de bebé, etc., leva-me a pensar se não seria uma boa hipótese abrir uma entrada para estes serviços na rua de traz, (antiga rua da prisão?), deixando a actual entrada principal vedada e aberta só excepcionalmente.


Quando passamos por aquela artéria, não é rara a vez que temos de esperar em fila de automóvel, que as pessoas circulem no asfalto e depois sim os carros podem passar.

Vem isto a propósito do Dia do Cidadão com Deficiência, como sei que existem pessoas sensíveis a estes problemas de mobilidade, lembrei-me de o apontar.

02/12/2009

Liberdade Religiosa


Existem alguns minaretes na Suíça, os minaretes são torres usadas nas mesquitas muçulmanas para o chamamento à oração pelo almuadem, não é o caso da Suíça em que não os usa sequer.
No Iraque, na Jordania, na Palestina ou em Israel, as igrejas católicas sempre existiram e continuam a existir, com as suas torres sineiras, em Portugal existem minaretes e ninguém se aflige por isso.
Pessoalmente não sou contra nem a favor, simplesmente respeito.
Realizou-se no passado dia 29 de Novembro um referendo na Suíça, no sentido de aprovar ou não a proibição da construção destas torres junto às mesquitas, a vontade expressa nas urnas é de que vingou a proibição, não mais minaretes aqui, a democracia funcionou, há que a respeitar.
Só que como se pode ver, a estupidez não é apanágio só das ditaduras, também em regime democrático se pode ser estúpido em toda a sua plenitude.