29/01/2010

Uma Equipa do G. D. Peniche de 1973-74



Em cima:
Barão, Tuna, Honório, Lino, Furtado, Pinheiro, Paulino, Jesus, Fernando, Ernesto, Alfredo, Peres

Em Baixo:
Joaquim Massagista, Borges, Nelson Faria, Tavares, Luis Santana, Pinto, Mamede, Carlos Figueira, Rodrigues, Gilberto, Patanas

Foto enviada pelo Filipe Jorge

9 comentários:

Aniceto disse...

Esta sim! uma grande equipa, não menosprezando as outras.
Para mim foi a "fina flor" edo G.D.P com a particularidade de serem quase todos filhos da terra.
Mais uma recolha extraída da "Torre do Tombo" não é Filipe Jorge?
Um abraço a todos

Luis Aniceto

Filipe Jorge disse...

Esta é uma das minhas surpresas.
Foi sem duvida uma das boas equipas do GDP, creio que não a que tinha mais jogadores filhos da terra, pelo menos como titulares, mas fizeram uma boa época. Penso que tivemos boas equipas nos finais dos anos 60 e inícios dos anos 70. Sendo de realçar a epoca de 67/68, também uma boa equipa.
As surpresas continuam.
Um abraço
Filipe Jorge

Anónimo disse...

Boa surpresa, grandiosa equipa que foi esta, quando se ia ver os jogos ao domingo à tarde no campo velho via-se mesmo jogar ao FUTEBOL.

Carlos Pacheco em França

Raul Correia disse...

Grande equipa.

Hoje jogava para ser campeão Nacional.

Eram todos bons, mas havia um que para mim era o melhor de todos, o meu ídolo - Luís Santana

jacinto borges disse...

Filipe Jorge continuas a dedicar muito do teu tempo ao arquivo de desporto da tua Torre de Tombo, sei que dá trabalho mas continua nós agradecemos, bem hajas por estas recordações.
O G.D.P.teve realmente boas equipas nas décadas de 60 e 70 Mas como em 63/64 eu acho que nunca mais houve, o Peniche só não subiu à 1ª divisão porque o Torreense teve melhores resultados nos dois confrontos 2-1 em Torres Vedras e 1-1 em Peniche. O nosso G.D.P. andou quase sempre em 1º a massa associativa seguia o clube em excurções para todo o lado especialmente aos arredores de Lisboa onde havia muitas equipas na mesma série, a euforia era grande sempre se pensou que o Peniche subia. Na penúltima jornada o Peniche jogou em Peniche com o Torreense estavam com os mesmos pontos, o Peniche só precisava de ganhar para fazer a festa no último jogo. Marcámos logo no princípio do jogo e assim se mateve até 4 ou 5 minutos do fim quando há un canto contra o Peniche e o Torreeense empata o jogo, foi um balde de agua fria para toda a gente, no último encontro ganharam os dois o Torrense subiu e o Peniche ficou, na 2ª divisão,ficou-me sempre atravessado na garganta. Mal sabia eu que passados uns anitos ia casar com uma Torreense ia ter 2 filhas e neto Torreenses ia viver mais anos em Torres vedras do que em Peniche e até ser sócio do Torreense,grandes partidas nos prega o destino. mas com isto apenas lhes quero dizer nunca se esquece a nossa terra, por muito que nos sintamos bem noutro lado a terra onde nascemos ,crescemos e nos fizemos homens nunca sai do nosso coração.
Abraço jacinto

Manuel Leonardo disse...

Ha' ainda muitos que nao sabem ,outros que se querem fazer esquecer.
Ja' o disse na net e vou-o repetir.
Naquela manha quando eu vinha do mar e passava junto a' Promar , o To' Leitao e o Jose' Ferreira ilustres armador e comerciante de Peniche chamaram-me e disseram-me que queriam falar comigo acerca do nosso Grupo Desportivo de Peniche.
Admirado perguntei-lhes do que estavam a pensar pois eu que sempre me considero " pequenito " nao via como eles dirigentes do nosso Club poderiam imaginar que eu podesse ajudar o nosso G.D.P.
Em poucas palavras explicaram-me a sua ideia .
O Antonio Leitao disse-me :
Manel a nossa Direccao quer fazer com que o nosso Peniche tenha uma melhor equipa e para podermos comprar alguns jogadores e conseguirmos andar nos primeiros lugares precisamos de dinheiro e assim viemos pedir-te para no's os tres ir-mos falar com o Sr. Comandante Silvano Ribeiro que comandava a Capitania do Porto de Peniche .
Sem ainda apanhar ao que eles quereriam chegar voltei a perguntar-lhes mas qual e' o vosso plano ?
Antonio Leitao disse-me :
Vamos os tres pedir ao Sr. Comandante Silvano Ribeiro para ele autorizar que os carretos fossem aumentados mais um escudo por cabaz mas com o acordo dos pescadores essa verba seria doada ao Grupo Desportivo de Peniche !
Achei logo a ideia interessante e disse-lhes que de boa vontade iria falar com o Sr. Comandante e com os nossos camaradas mas impunha uma condicao :
Todos os nossos camaradas que contribuissem com os carretos ,seriam automaticamente socios , com os seus devidos numeros de socios e entrada livre em qualquer actividade e poderem votar .
Concordaram de seguida e fomos a caminho da Capitania .
Quando chegamos ao largo do Municipio lembrei-me e disse lhes :
Para a coisa ficar mais completa seria melhor convidar dois ou tres mestres que nos acompanhassem e fomos a' taberna do Saloio junto a' Torre do relogio que agora nao consigo recordar o seu nome e levamos tres mestres , entre eles o Silvino Cego, Silvino Nogueira da Silva ? para mim de muita boa memoria ao longo da minha vida .
O Antonio Leitao pediu-me que eu fosse primeiro apresentar o caso ao Sr. Comandante .
Quando apresentei o caso ele logo me disse :
Porque e' que voces nao aumentam o carreto e ficam com esse valor para vo's ?.
Respondi-lhe que o que tinhamos em Peniche como divertimento era o futebol . Eu pensava que era ' uma boa ideia e que iria apresentar o caso aos nossos camaradas os quais tinha quase a certeza que uma grande maioria aceitaria de bom agrado . E assim foi , e a partir dai o Grupo Desportivo de Peniche ficou com uma receita que fazia inveja a uma grande maioria dos grandes Clubes na epoca , na 1- Divisao.
P. S.
Ja' que muitos dos comentadores eram jogadores nessas grandes epocas que o Peniche brilhou gostaria se possivel alguns comentarios acerca do que agora vou relembrar :
Nessas epocas que estivemos quase com um pe' na 1 - divisao por merito proprio ou ate' pela linguila ,era assim como se chamava ? dizia muito boa gente que os factores da nao subida do Peniche a' Primeira Divisao foi o facto de alguns Directores nao quererem a subida a qual traia muito mais encargos e dores de cabeca para eles , pois o Peniche na segunda divisao com aquelas grandes receitas que tinha era um sucesso e promocao pessoal- naquele tempo ja se falava assim -
Em segundo diziam que alguns jogadores estariam em risco, a sua permanencia no clube que certamente teria de se reforcar perante uma competicao mais agressiva e se Club ficasse na segunda Divisao todos os jogadores pensavam que manteriam os seus postos na equipa o que veio a suceder .
Ainda tive diversos aborrecimentos
a tentar defender uma dama que para muitas ma's linguas tinha havido razao de pensarem de outra maneira .
Jogadas sujas no futebol ? nessas epocas tambem ja' as havia .
Com os melhores cumprimentos do
Manuel Joaquim Leonardo
Salvem o Hospital , Salvem Peniche ,Reparem a ETAR e Sereis Salvos

Luis Santana disse...

Filipe, obrigado pela foto, eu ja nao me lembrava dela, mas e bom rever a malta toda. E pena o Quaresma nao estar presente, pois ele tambem fazia parte deste grupo. Obrigado, tambem para o Chico pela publicacao da mesma foto. Um abraco

Anónimo disse...

No ano que esta equipa do GDP jogou a linguilha com o Leixoes e Beira-Mar a RTP, foi a Peniche filmar os jogos, aonde-se pode ver estes vidéos ???


CP de Penixima

Carlos Maia disse...

Esta equipa perdeu no Tramagal 3-2 e ficou praticamente afastada de lutar pela subida, o Tramagal estava em último e desceu á III Divisão, acho que vi este jogo, mas como tinha 12 anos, já não me recordo das incidências do jogo?...