19/03/2010

A "Zezinha" vai abaixo - Decada 70



Momento sempre único em que nós assistíamos nos Estaleiros de Peniche de Cima à traineira a "ir abaixo", a azáfama dos homens com os "painais", era uma festa.
Depois era esperar que a maré enchesse e o barco fosse lá para baixo, para o porto.


Fotografias enviadas pelo Nuno Louseiro
Pertença de espolio de Fernando Engenheiro

3 comentários:

Anónimo disse...

"Iam abaixo" com a ajuda do tractor, penso que do Sr. Pinto. Lembro-me das "funções". Lembro-me ainda do armador desta traineira, que por sinal foi nosso vizinho, morava na rua de cima e era pai do dr. Pata, alem da Zezinha da Heroína, do Pedro e do António Pata. Recordar é viver. Estas recordações são do pé da porta de casa.
Um abraço
Jorge saldanha

Albino disse...

Tenho um video filmado pelo amigo Jorge Loureiro em 1985 em muitas zonas de Peniche assim como essa zona dos estaleiros...onde se ve claramente toda essa azafama da construcao e se me lembro tambem do "ir a baixo"...foram imagens unicas e que ficarao para a Historia da nossa terra e que se passavam bem perto como diz o Jorge da nossa casa....faz parte do passado mas continua bem na nossa memoria...
Abraco

Unknown disse...

.... Lembro-me deste dia como se fosse hoje, penso que uma das três cabeças que estão na popa é minha...
Acompanhei passo a passo a construção da "Zézinha",uma das traineiras do meu Avô (José Pata) e que o meu Pai (Pedro Pata) foi mestre. O ritual do "ir a baixo", a garrafa de champanhe, toda aquela assafama do esperar a praia-mar, o barco a começar a flutuar, coisa que fica para sempre presente.
Abraço a todos os penichences, terra que muito me orgulho de ter nascido

Pedro Pata (filho)