19/09/2020

O temporal ontem em Peniche

 Ontem não saí de casa pelo que não possuo fotografias da passagem da tempestade tropical sobre Peniche, vi alguns vídeos na internet e fotografias, o que chama imediatamente a atenção é que o Molhe Interior do Porto de Peniche quando vêm temporais de Sudoeste, os mais perigosos para o porto, não funciona como impedimento/protecção das embarcações atracadas, o mar passa normalmente por cima do pontão criado, é como se não existisse molhe, depois como atenuante, vamos considerar que ontem se juntaram dois fenómenos que não ajudaram em nada, a maré cheia, marés grandes e vi fotografias que nunca tinha assistido, a água a chegar à base da Ponte "velha", (teremos de considerar aqui a subida do nível das águas devido ao aquecimento global que muitos teimam em não acreditar) e o grande temporal com ventos muito fortes que também contribuíram e muito para que o no Molhe Interior fosse submergido, ou seja era como se não estivesse lá.

Não sei o que os especialistas na matéria estudarão acerca deste molhe (recordo que foi projectado em c. 1976/7) cujas condições climatéricas (altura da água) era diferente. por ventura vão ter de altear o Molhe ou continuar o murete de protecção dando a volta ao Farolim.

Outro dos problemas que aconteceram ontem, foi a inundação da parte baixa da cidade, nomeadamente Praça Jacob R Pereira e cruzamento junto ao Café Aviz, já vi isso explanado na Internet mas para que fique aqui registado é de notar que se a Eclusa tivesse sido fechada na maré vazia, atendendo aos avisos "Laranja" que foram lançados, quando a maré subiu aos 4 metros as águas da chuva teriam caido naturalmente no fosso, e evitar-se-ia essas enchentes. Para Reflectir.

Por simpática cedência do Luís Félix, aqui deixo uma fotografia que condiz com o que escrevi.



Sem comentários: