05/03/2021

Ordem da Liberdade, por acção no 25 de Abril 74, ao nosso companheiro e amigo, Carlos Cedoura

No passado dia 26 de Fevereiro de 2021, o Sr. Presidente da Republica, condecorou em cerimónia restrita, no antigo Museu dos Coches, alguns Militares e Ex-Militares que tiveram participação decisiva no 25 de Abril de 1974, com a Ordem da Liberdade, Grau de Grande Oficial. Entre estes ex-militares encontrava-se o nosso companheiro e amigo da EICP o Carlos Cedoura, na altura Furriel Miliciano na área de Transmissões. A acção deste nosso amigo e companheiro, foi decisiva para levar a bom termo parte importante do conjunto de acções então feitas nas noites de 22, 23 e dia e noite de 24 de Abril, ao ser responsável com os seus comandados pela instalação (clandestina) de um cabo de comunicações entre os Pupilos do Exército (Central Telefónica do Exército) e a Pontinha (Posto de Comando do MFA) numa distância aproximada de 4 km passando pelos mais difíceis obstáculos, ou seja era fundamental ligar o ponto das escutas ao Posto de Comando. A história assim como a entrevista ao Carlos Cedoura está no filme que está disponível no YouTube e que se chama “ A Voz e os Ouvidos do MFA”.

Junto conjunto de fotografias referentes ao acto Oficial das Condecorações. Pela minha parte um grande abraço e um obrigado ao amigo Carlos Cedoura, cuja acção era por nós conhecida há uns anos num dos nossos almoços, mas só agora foi reconhecido com Condecoração.

Junto conjunto de fotografias:

Foto José Cedoura

Foto Site Presidência da Republica

Foto Site Presidência da Republica

Foto José Cedoura
 
Artigo Gazeta das Caldas




2 comentários:

Unknown disse...

Tenho conhecimento do trabalho desse furriel, pelo filme que vi ele foi uma peça chave para e êxito da revolução, mas desconhecia que ele é meu conterrâneo, fico sempre emocionado quando se fala no 25 de Abril, mas agora passo a sentir além da emoção um orgulho pelo trabalho feito pelo Carlos Cedoura. Parabéns para ele e para todos nós.

Albino disse...

Uma homenagem justa para o Carlos Cedoura sem duvida.
Nao tenho memoria dele na EICP mas de qualquer maneira quero dar os meus parabens.
Viva a Liberdade!.
Albino Ff Dos Santos