29/04/2010

Parabéns Albino


Pelo teu aniversário, porque és um amigo de sempre, porque és generoso, porque és daqueles que mesmo longe se preocupam com quem cá está, porque é uma data "redonda" sim 60 anos exige "respeitinho", por tudo o que és como ser humano, mereces passar este dia muito feliz, tenho a certeza que estarás ao pé da tua filha e dos teus netinhos que te adoram.
Um grande abraço para ti e obrigado por tudo o que me tens ensinado ao longo da vida.

28/04/2010

Pôr do Sol na Costa Sul - Peniche

Fábrica do Algarve Exportador - 1950

Esta fotografia enviada pela Dina, uma amiga deste Blogue desde o Canadá, dá conta do pessoal do Quadro, da Fábrica do Algarve Exportador em Peniche de Cima, fotografia tirada por volta de 1950. A mãe da Dina é uma das presenças e foi ela própria que me entregou a fotografia em mão.

Actualização - 16-5-2010 - Lista de nomes das pessoas da Fábrica que aparecem na fotografia por esta ordem, fornecida pela Dª Virgínia mãe da Dina e que está nesta foto: Maria Penas, Maria do Barbeiro, Ermelinda Pinto, Carlota, Elisa Penas, Antonieta, Amália, Maria José Pinto, Teresa, Julia Pinto, Rosa carriço, Maria Teixeira, Deolinda, Virgínia, as crianças são o Angelino e o Marinho. Tendo ainda corrigido a data da mesma para 1948.

27/04/2010

Peniche no tempo


Alcatroamento da zona da Igreja da Ajuda em Peniche de Cima, na década de 50 do século XX.



Fotos enviadas pelo Nuno Louzeiro (prop. F. Engenheiro)

24/04/2010

Belmiro dos Santos Alves 17-12-1940 a 21-4-2003


Nasceu em Peniche de uma família pobre e humilde, eram 5 irmãos quatro rapazes e uma rapariga, eles eram todos pescadores, lembro-me do pai dele o Ti Joaquim “Borralho”, homem alto e muito calmo e bom.
Começou a trabalhar com 12 anos após a escola primária, foi aprender com o Ti Zé do Carmo na “Amélia Maria” como “atador de redes”, o Armazém era logo ali.
A sua casa ficava praticamente em frente à minha na Travessa da Fé, eu era um miúdo e nos nossos jogos de futebol o Albino tinha no Belmiro o seu primeiro treinador de Guarda-redes, pela muralha o bom do Belmiro treinava o Albino à baliza, também lá aparecia por vezes o Lino “Mil e um” para nos dar umas lições. Por vezes pela tarde, da minha casa, via o amigo Belmiro, que não tinha electricidade em casa como eu, a ler um livro à janela, já ao entardecer a aproveitar a iluminação natural da rua.
A partir do 25 de Abril de 74 dedicou-se ao Sindicato dos Pescadores, sendo um dos fundadores. Tendo a principal conquista com a sua participação determinante assim como a de outros companheiros de Peniche e do norte e centro a passagem da reforma dos pescadores para os 55 anos, que ainda hoje se mantém. Como membro da direcção do Sindicato foi Administrador da Cooperativa de Consumo dos Pescadores e ainda chegou a membro do Secretariado da CGTP.
Membro do Partido Comunista Português a partir de 1974, muito também por influência do Ti Zé do Carmo (este bom homem, avô do meu amigo Albino, viria a morrer de comoção no dia 25 de Abril de 74) e do Ti Carlos Leiria, que antes do 25 Abril se manifestavam contra o regime vigente, tendo sido perseguidos pela PIDE por várias vezes, sei que algumas vezes o Ti Carlos Leiria se escondeu em casa do Belmiro em alturas mais críticas. Foi ainda Vereador da Câmara Municipal de Peniche.
Foi sempre um homem bom, honesto, humilde, nunca colheu louros para si próprio, lembrando que apesar da sua pouca instrução escolar era possível fazer algo pelos seus semelhantes, fizeram-lhe poemas, como todos os que se evidenciam também denegriram o seu nome. Quantos pescadores mais antigos e sem recursos para tratar “dos papeis”, receberam a sua reforma graças ao trabalho do Belmiro que ia para Lisboa e tratava dos documentos daqueles que não o conseguiam fazer, naquele tempo era assim.
Foi sempre um homem de pouca saúde desde menino, sendo os diabetes que sempre o acompanharam e que lhe retiraram quase a vista que acabaram por contribuir para o seu desaparecimento.
Esta é a minha forma de, através desta singela homenagem ao Belmiro dos Santos Alves, um homem do povo, homenagear o 25 de Abril, tenho a certeza que esta seria a vontade dele.

22/04/2010

Companha da traineira "Nª Sra da Ajuda - 1939


Esta fotografia tirada nos Remédios após a missa do barco e a função, tirada no longínquo ano de 1939, retrata a companha daquela embarcação de Peniche de Cima, destes só o miúdo João Viola está vivo.
Em cima:
Jesuino, Joaquim Vidinhas, Manuel Vidinhas, António Resende, Joaquim Viola (Mestre), João Viola (Contra-Mestre), ? , José Viola, ?.
Em baixo:
Gribaldino (Atador), João Vicente, José Chora, ?, Belchior
Miudos: João Viola, Silvino Viola.
P.S. - O então miúdo João Viola é o pai do amigo João Manuel Viola e o Silvino Viola era o pai do meu saudoso amigo Silvino Viola.
Fotografia pertencente ao João Viola


21/04/2010

Mar


Mar, metade da minha alma é feita de maresia
Pois é pela mesma inquietação e nostalgia,
Que há no vasto clamor da maré cheia,
Que nunca nenhum bem me satisfez.
E é porque as tuas ondas desfeitas pela areia
Mais fortes se levantam outra vez,
Que após cada queda caminho para a vida,
Por uma nova ilusão entontecida.

E se vou dizendo aos astros o meu mal
É porque também tu revoltado e teatral
Fazes soar a tua dor pelas alturas.
E se antes de tudo odeio e fujo
O que é impuro, profano e sujo,
É só porque as tuas ondas são puras.

Sophia de Mello Breyner Andresen

19/04/2010

Na calma da manhã


Pelas 8 da manhã de um dia de verão, são estas imagens da "minha praia" que me vão fazendo estar por aqui.

16/04/2010

Estaleiro de Peniche de Cima - 2003 - ultimas traineiras

Esta foto dá conta das últimas traineiras construídas nos Estaleiros de Peniche de Cima.

Foto enviada pelo João Manuel Viola

14/04/2010

Um Parque de Merendas?


Quando vejo aquele espaço verdejante protegido pelo Baluarte em Peniche de Cima, acho que o mesmo está desaproveitado, pelo que talvez fizesse sentido a instalação de mesas e bancos em madeira, no sentido de transformar aquele aprazível lugar num Parque de Merendas, onde os forasteiros que nos procuram, quer para a praia ou simples visita, pudessem almoçar.

13/04/2010

Peniche no tempo


Duas imagens do interior dos "portões" da entrada de Peniche de Cima, a primeira que deve datar dos anos 50 e a segunda dos tempos de hoje.

Foto 1

Foto 2

A foto 1 foi enviada pelo Nuno Louzeiro (prop. F. Engenheiro)

12/04/2010

Ambiente(s)

Sou um defensor da sustentabilidade ambiental, principalmente na praia que me ajudou a criar, no entanto não deixo de questionar o seguinte, porque será que pode existir um edifício em tijolo e cimento em cima de Dunas, como as duas primeiras imagens mostram (fotos 1 e 2), apesar do saudável aviso e apelo do placar acerca do Sistema Dunar e a cem metros de distancia apesar de não ser em zona de Dunas (foto 3) não se pode colocar umas cadeiras e umas mesas para esplanada? Confesso que não me movem interesses de espécie alguma, a não ser o facto de gostar de me sentar a uma esplanada na praia, de resto até poderei estar enganado em alguma coisa que escapa.

Foto 1

Foto 2




Foto 3

Estas fotografias foram tiradas agora na Praia de Peniche de Cima.

Peniche no tempo

Foto 1 - Entrada de Peniche ao tempo das obras de demolição da antiga entrada, vêm-se os trabalhadores alguns a partir a pedra e a camioneta de transporte de materiais. Fotografia possivelmente de 1955-56.

Foto 2 - A entrada actual da Cidade.


A fotografia 1 foi-me enviada pelo Nuno Louzeiro (Prop. F. Engenheiro)

11/04/2010

Passando por Tavira

Tavira é uma cidade bonita do Algarve, banhada pelo rio Gilão já no término da sua viagem para o mar, realçar a ponte Romana, o Castelo do qual se observa uma magnífica vista, a Igreja de Santa maria do Castelo, as praias imensas, a Ria Formosa, também a Ilha de Tavira constituída por praia extensa  arenosas e salinas, que atraem Flamingos e outras aves migratórias.







06/04/2010

Escola Primária "do Alemão" - Peniche

Esta é a velha Escola Primária do "Alemão", nas traseiras da Escola Secundária de Peniche (antiga Escola Industrial e Comercial de Peniche), edifício completamente recuperado pela Câmara Municipal o ano passado , a tempo do inicio das aulas, mas só agora aqui referenciado.
Trata-se de uma obra que a exemplo da Escola do "Filtro" ficou muito bonita com excelentes condições, assim as nossas crianças aproveitem aquilo que os antigos não tiveram.



05/04/2010

A Barragem de S. Domingos - cota actual

Este ano a Barragem de S. Domingos está com um nível bastante aceitável o que nos dá garantias de água para o verão que se avizinha, tendo sempre em atenção o necessário cuidado a ter com os desperdícios. Como se pode ver pela comparação entre a primeira imagem Foto - 1 tirada em 13-02-2009, em que o nível da água era demasiado baixo e a Foto - 2 tirada em 14-03-2010 em que o nível da água, não atingindo embora a cota máxima, talvez devido ao elevado caudal do Rio de S. Domingos (Foto - 3 em 17-03-2010) na Praia do Molhe Leste (?), está num patamar muito aceitável.
São boas notícias, já que a gestão deste bem tão precioso (cada vez mais) se torna uma actividade prioritária no mundo actual.

Foto - 1 em 13/02/2009


Foto - 2 em 14/03/2010


Foto - 3 em 17/03/2010

04/04/2010

A volta ao mundo com a Sagres




Fotografias enviadas pelo Nuno Louzeiro, feitas chegar através de um seu amigo e natural de Peniche - Atouguia da Baleia, que se encontra a bordo da Sagres nesta extraordinária viagem, neste momento a caminho do Pacifico nos mares gelados do Sul.



Para consultar esta e outras imagens e acompanhar a viagem podem consultar o site na barra lateral Acompanhando a volta ao mundo da SAGRES

03/04/2010

Flores










Fotos macro de flores nos Açores.

Peniche no tempo

Foto 1 - Alcatroamento da estrada em frente à antiga Escola Industrial na década de 50

Foto 2 - Av 25 de Abril na actualidade em frente à escola Secundária de Peniche


Foto 1 - Enviada por Nuno Louseiro ( prop. F. Engenheiro)